sábado, 16 de julho de 2011

Um amigo do Yahoo nos mandou esta mensagem

Ultimamente tem um pessoal que está dizendo o contrátio aqui no Yahoo Resposta, dizendo coisas que não correspondem a realidade e acabando injustamente com o sonho de muitas pessoas tem de entrar na AFA.





1) O que está escrito no EDITAL AFA-2011 pag 42.

"OBSERVAÇÕES

a) Os portadores de dioptrias esféricas negativas (miopia) serão incapacitados.

b) O exame refratométrico deverá ser realizado, obrigatoriamente, sob cicloplegia.

c) Os candidatos ao CFOAV que tiverem sido submetidos à cirurgia refrativa (CERATOTOMIA RADIAL) serão incapacitados."

Não pode ter miopia no momento do exame. Não pode operar via Ceratotomia Radial, que corresponde a cirurgia refrativa feita com corte direto via instrumento cirurgico (bisturi). Esta cirurgia não é feita mais.

NOTEM QUE NÃO EXISTE ABSOLUTAMENTE NENHUMA OBSERVAÇÃO EM RELAÇÃO A CIRURGIAS À LASER.

LASIK E QULQUER OUTRO PROCEDIMENTO CIRURGICO A LASER NÃO DESCLASSIFICA.




2) Eu FIZ a inspeção de saúde do concurso AFA-2010. E fiz no Hospital da Aeronáutica de São Paulo (HASP), assim como o CEMAL (RJ), são os principais Hospitais da Aeronáutica do Brasil.

Na Minha turma de inspecionados, tinham dois candidatos que operaram a miopia (a laser, claro) e PASSARAM sem qualquer problema. Um aliás, está indo para o segundo ano de CFOAv (AVIAÇÃO).

Fora isso, eu conheço 2 ex-cadetes, agora 2º Tenente-Aviadores, conheço mais 2 cadetes do quarto ano(Esquadrão Hares), 1 cadete do terceiro ano (Esquadrão Zyon), 3 cadetes do segundo ano (Esquadrão Asgard), um amigo no terceiro ano de EPCAr (Esquadrão Antares), e um conhecido no primeiro ano da EPCAr (Esquadrão Hórus). Todos operaram para entrar na AFA (o pultimo operou para entrar na EPCAr, cuja inspsau é a MESMA).

E ainda existem dois cadetes (no teceiro e segundo esquadrões) que USAM ÓCULOS. Fora os vários outros cadetes que eu não tive a oportunidade de conhecer.

Todos os cadetes citados são AVIADORES.




3) Às pessoas incrédulas, que tem todo direito de não acreditar em mim, eu recomendo que VISITEM a Academia da Força Aérea. Não é necessário pagar nada, nem agendar horário. Apenas vá em dia de Final de Semana com documento de identificação em mãos.

Na AFA pergunte você mesmo aos prórpios cadetes, que confirmaram o que eu estou falando aqui.

Endereço e telefones para contato:

http://www.afa.aer.mil.br/afa/index.php?…




4) A Inspeção de Saúde é rigorosa? Sim é rigorosa, eu fui reprovado. Tenho muitos outros amigos que foram reprovados também. Mas ela é rigorosa em quatro aspectos.

- Ortopedia
- Oftalmologia
- Otorrinolaringologia
- Inspeção Geral (IMC/Altura/Peso)

Existem pessoas reprovadas nos outros exames? Claro que sim. Mas das poucas que são reprovados muitas ainda conseguem safar nos recursos. O que reprova mesmo é ter miopia e escoliose. O exame de saúde é bem menos "tenebroso" do que parece. Eu sei porque eu fiz, e olha que eu mesmo fui reprovado. Sou cheio de problemas médicos (assim como todos os seres humanos normais) e meu disgnóstico acusou apenas dois problemas: miopia (incapacitante), aparelho dentário (não-incapacitante).







-> Esse negócio de que tem que ser 100% perfeito para ser Aviador é MITO

2 comentários:

  1. Uma dúvida, aparelho dentário reprova no exame?

    ResponderExcluir
  2. Meu filho vai fazer a prova da epcar com 15 anos, ele tem 1,5 de miopia isso impede dele ser aprovado? Essa idade creio q ainda não opera .

    ResponderExcluir